Dra. Juliana Dalberto *

Metade das mulheres grávidas apresentam gengivite na gravidez. Entenda o porquê:

Quando uma mulher fica grávida, seu corpo apresenta uma infinidade de mudanças por conta da chegada do novo bebê. Hormônios são os maiores responsáveis por essas alterações no corpo feminino. Inclusive, é super comum mulheres grávidas reclamarem de gengivite na gravidez

E você? Já ouvir falar sobre isso? Acompanhe as linhas a seguir para entender melhor:

Gengivite: o que é?

Definimos gengivite como a inflamação gengival causada pelo acúmulo de placa entre a gengiva e nossos dentes. As bactérias acumuladas podem gerar perda de osso em torno dos dentes e produzir cárie dentária com o passar do tempo, e até mesmo causar a perda dos dentes

Gengivite na gravidez

De 60 a 70% das mulheres – mais da metade delas, como podemos perceber – acaba passando por essa condição. A gengivite na gravidez é causada pelos níveis de hormônios aumentarem significativamente, podendo intensificar a resposta do corpo para a formação de placa dentária. 

O acúmulo de placa pode ocasionar inchaços, sangramentos, vermelhidão e deixar as gengivas bastante sensíveis. No segundo mês de gestação já fica bem evidentes os primeiros sinais de gengivite na gravidez, e seu ápice ocorre normalmente no oitavo mês.

A escovação e higiene bucal regular é necessária para controlar a produção de placa e, assim, prevenir a gengivite. O recomendado é pelo menos duas vezes ao dia por dois minutos de duração. O uso do fio dental também é necessário todos os dias. Só assim, há uma considerável redução de bactérias que causam gengivite na gravidez.

Hábitos para manter gengivas saudáveis

  • Escove os dentes duas vezes por dia no mínimo – de manhã e à noite de preferência;
  • Escove os dentes por dois minutos, massageando os dentes cuidadosamente com as cerdas da escova e sem pressa;
  • Depois da escovação, enxágue bem a boca para eliminar todas as bactérias, inclusive as em lugares menos acessíveis;
  • O fio dental deve ser usado todos os dias para evitar o acúmulo de bactérias;
  • Mantenha uma dieta saudável, longe de excesso de açúcares;
  • Visite seu dentista regularmente – desde que seja seguro para o bebê.

Manter hábitos de higiene bucal regularmente é muito importante para não correr o risco de acabar com gengivite na gravidez, além de propiciar uma constante saúde bucal. Agora que você já sabe como acontece a gengivite na gravidez, conte com a ajuda da Dra. Juliana Dalberto.


Foto: Divulgação