Dr. Alfredo Elias Gilio *
O mês de junho está chegando e casos de gripe aumentam na estação e exigem atenção.
Junho é o mês onde inicia a estação de inverno, mas precisamente no dia 21, o que já é suficiente para aumentar a atenção dos pais em relação aos filhos, principalmente porque a maior incidência de casos de gripe (comum e a H1N1) aumentam nessa estação do ano.
Como a procura por vacinas contra a doença é comum nesta época, listei algumas perguntas que recebi dos pais que eu atendo e outros nas minhas redes sociais, então respondi as principais dúvidas sobre o tema. Confira as informações!
Qual a vacina indicada para crianças de 6 meses até 3 anos?
Tanto a vacina trivalente quanto a vacina quadrivalente na apresentação pediátrica podem ser utilizadas. A vacina quadrivalente tem duas cepas do vírus Influenza A e duas cepas do vírus Influenza B e dessa forma oferece uma proteção um pouco maior.
Qual a diferença entre a vacina trivalente e a quadrivalente?
• Vacina Trivalente
A vacina trivalente compreende duas cepas do vírus Influenza A e uma cepa do vírus Influenza B. A cepa para H1N1 está presente nesta vacina.
• Vacina Quadrivalente
A quadrivalente contempla duas cepas de Influenza A e duas de Influenza B. A cepa para H1N1 está presente nesta vacina.
A vacina pediátrica tem alguma diferença para a vacina adulta?
A composição da vacina é a mesma. O que muda é a dosagem.
É necessário agendar para tomar a vacina?
Não, basta dirigir-se ao Centro de Imunização de sua cidade ou bairro.
As vacinas imunizam contra resfriados?
Não. Primeiro temos que diferenciar a gripe do resfriado. A gripe é causada pelo vírus Influenza e provoca dores pelo corpo, febre e pode gerar complicações como pneumonia. Já o resfriado tem sintomas mais suaves e com menor duração. A vacina contra gripe imuniza surtos de gripe Influenza e não tem relação com resfriados.
Crianças devem tomar a vacina em uma ou duas doses?
Todas as crianças abaixo de nove anos de idade, que estejam tomando a vacina para Influenza pela primeira vez, devem receber duas doses com um mês de intervalo.
Existe alguma precaução para se tomar a vacina?
A principal contraindicação é alergia grave a ovo.
Fotos: Divulgação
0 Comentários