BCB *
Poupança e Investimento
Ao poupar, você acumula valores financeiros no presente para serem utilizados no futuro. Os valores poupados no presente e investidos durante um, dois ou mais anos poderão fazer uma diferença significativa na sua qualidade de vida no futuro. Assim, são vários os motivos para poupar: precaver-se diante de situações inesperadas, preparar para aposentar-se, realizar sonhos etc.
Ponha em prática
- Tenha o hábito de poupar. Manter uma reserva financeira é fundamental para realizar sonhos, precaver-se de eventos inesperados, além de proporcionar maior tranquilidade hoje e ao se aposentar.
- Escolha seus investimentos com critério. Identifique as características de liquidez, segurança e rentabilidade de cada investimento e priorize-as de acordo com suas necessidades. Lembre-se de que nunca terá as três características positivas ao mesmo tempo.
- “Conhece-te a ti mesmo. ” Faça um teste de autoconhecimento para verificar qual é seu perfil de investidor preponderante – conservador, moderado ou arrojado/agressivo.
- Invista regularmente. Todos os meses, reserve parte do seu salário para aplicações de sua escolha.
- Leia os prospectos das aplicações financeiras. Verifique quais são as taxas, as tarifas, a rentabilidade e os impostos envolvidos nos investimentos. Isso ajuda a planejar e evita surpresas desnecessárias.
Prevenção e Proteção
Alguns eventos durante a vida são esperados, outros não. Muitas coisas se passam, boas e ruins. Há a possibilidade de ganhar na loteria, ser escolhido para um bom emprego, receber uma promoção. Da mesma forma, é possível ficar doente, perder o emprego, ter um carro furtado. Esses riscos têm impactos pessoais e patrimoniais. Agir preventivamente, reduzindo os riscos a que estamos expostos, é muito importante.
Envelhecer é também natural e esperado. Por isso, preparar-se financeiramente para a aposentadoria merece atenção especial.
Ponha em prática
- Esteja consciente dos riscos a que estamos expostos. Acidentes, furtos e doenças podem ocorrer, mas dirigir com cuidado, fechar portas e janelas ao sair de casa e passar fio dental são alguns bons exemplos de ações de prevenção aos riscos a que nos expomos.
- Planeje sua aposentadoria, atentando-se aos vários aspectos da vida. Prepare-se para as atividades que fará após se aposentar. Cuide da saúde física, emocional, mental e financeira. Para conservar a qualidade de vida hoje e no futuro, você precisa estar consciente das suas ações.
- Faça simulações de planos de previdência nos websites das seguradoras. Ao simular, procure variar o valor com que pretende contribuir, a data de saída (de aposentadoria) e o valor do benefício. Veja em que condição isso melhor pode atender as suas necessidades atuais e futuras.
- Que tal começar hoje mesmo seu plano para aposentadoria? Pesquise formas de aplicação e planos de previdência complementar. Depois de escolher a melhor opção para o seu caso, aja! É muito comum irmos deixando a ação efetiva para o futuro, que acaba nunca chegando.
- Analise as vantagens e as desvantagens de ter um plano auto administrado de aposentadoria. Afinal de contas, somente você pode saber o que é melhor para sua vida e para sua aposentadoria.
0 Comentários