SAÚDE/SE *

Por volta das 6:30h da manhã desta sexta-feira 28, um incêndio atingiu hospital na zona norte de Aracaju.

Segundo informou o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), Coronel Alexandre Silva, devido à proximidade de uma unidade, não demorou a chegada das esquipes para conter as chamas no hospital.

“Como nossas unidades operacionais estão aqui bem próximas, chegamos rapidamente. Cerca de 20 militares atuaram no início para conter o incêndio atual local”. “Nós retiramos os pacientes do foco do incêndio, que foi justamente a área covid-19 e mais dois compartimentos adjacentes. O foco de incêndio foi bem localizado, bem específico, então não houve uma expansão” disse o comandante em entrevista a uma TV local.

“Foi necessário fazer a transferência e atendimento de vários pacientes aqui e, ao mesmo tempo, também o transporte desses pacientes, por meio do SAMU, para as outras unidades hospitalares do estado de Sergipe”, finalizou o oficial.

Cerca de 50 pacientes da ala Covid estão sendo transferidos da unidade. Uma força tarefa das equipes de saúde foi montada para atender os pacientes do lado de fora do hospital. Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão chegando à unidade com cilindros de oxigênio.

Uma paciente durante a transferência após o incêndio no Hospital Nestor Piva, foi confirmada pela assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do município de Aracaju.

De acordo com as primeiras informações divulgadas, a paciente estava em estado grave e teve uma parada cardiorrespiratória quando chegou na porta do Hospital de Urgência de Sergipe, para onde estava sendo transferida. Outros 8 pacientes foram transferidos para o HUSE.

Conforme o boletim epidemiológico do novo coronavírus da Secretaria de Estado da Saúde, 10 pacientes aguardavam vagas por leitos de UTI na unidade hospitalar.

NOTA: A Secretaria Municipal de Saúde de Aracajú informa que o incêndio já foi controlado e que lamenta a morte da senhora que estava sendo transferida do local e teve a parada cardiorrespiratória na entrada do hospital de urgência de Sergipe. A Secretaria informa também que o princípio de incêndio ocorrido no hospital municipal Nestor Piva já foi controlado. O Corpo de Bombeiros e Equipes do setor de Infraestrutura da SMS estão no local.

O laudo do incêndio, segundo o Corpo de Bombeiros, só sairá em 30 dias. 

📷 Kedma Ferr/TV Sergipe

Por Geilson Souto