Cuba manifestou seu apoio ao líder do Partido dos Trabalhadores e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à presidenta do país, Dilma Rousseff, considerando que ambos são alvo de ações judiciais e parlamentares “injustificáveis e desproporcionais”.



O povo cubano está indo às ruas para protestar contra a ditadura que já dura 62 anos na ilha. Como resposta, o Governo castrista prendeu centenas manifestantes sem o devido processo legal e usou a polícia para reprimir os manifestantes.

Nada disso foi o suficiente para mudar a cabeça de Lula, que saiu em defesa da ditadura cubana. Não é de hoje que o petista mostra admiração pelo regime que vigora em Cuba. 

Quando o fundador da ditadura, Fidel Castro, morreu, Lula o chamou de: “maior de todos os latino-americanos”. A relação pessoal entre ambos começou na década de 80, quando ambos se encontraram na Nicarágua para comemorar o aniversário de outra ditadura de esquerda, a sandinista.

Na última semana, a consultoria Quaest apontou que a defesa de Cuba derrubou a popularidade de Lula nas redes sociais. Em que pese a euforia de alguns esquerdistas, é inegável que, com um rápido exercício de memória, o povo passa a lembrar das associações de Lula com ditaduras de esquerda e dos seus escândalos de corrupção. 

Quem pensa que Lula tem uma eleição garantida para presidente em 2022 está muito enganado e o povo cubano veio na hora certa para alertar os brasileiros sobre o perigo do socialismo.

Em matéria veiculada no site exame numa área exclusiva para assinantes, a chamada principal de matéria e subtítulo trazem as seguintes frases: “Cuba manifesta seu apoio a Lula, a Dilma e ao PT”, “A indigna manipulação da luta contra a corrupção tem o objetivo de desacreditar e criminalizar um líder emblemático da América".
No decorrer da matéria, foi postada a imagem que está replicada neste blog, a foto de Lula e Fidel com a seguinte frase: Lula e Fidel Castro: “Com estes métodos sujos, (...) pretendem impor, por via da força, pessoas que não foram capazes de vencer as eleições nas urnas”.
“A indigna manipulação da luta contra a corrupção tem o objetivo de desacreditar e criminalizar um líder emblemático da América [Lula] e desqualificar uma das organizações políticas [PT] mais combativas da região”, diz uma declaração, divulgada, pela diplomacia cubana.
Então caros leitores do Blog Du Souto, é essa a imagem que o povo brasileiro quer para nossa nação? Não queremos que o Brasil se torne uma Cuba, talvez uma Venezuela ou qualquer outro que tem em seus governos, poderes comunistas com um governo autoritário e antidemocrático que suprime os direitos individuais.

📷 Antônio Milena/Agência Brasil

Por Geilson Souto e Diego Lagedo/PEP