Por Geilson Souto *
Após participar da live semanal com o presidente Jair Bolsonaro na noite desta quinta-feira 13, em Brasília, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho depois de passar pelo Ceará, chegou pela manhã de hoje sexta-feira 14, para cumprir algumas agendas no RN, dentre elas, esteve às 10:30h na cidade de Parnamirim ao lado do prefeito Rosano Taveira, vereadores e o presidente da câmara Wolney França, para acompanhar como está o andamento das obras de modernização da malha ferroviária da CBTU que faz parte da Linha Branca.
A linha Branca após sua conclusão, beneficiará em torno de quase 7 mil pessoas da região de Parnamirim, fomentando desta forma o turismo na região, já que a linha erguerá de Nísia Floresta até a capital Natal.
Segundo dados do ministro, o governo federal vai investir nesta linha, cerca de R$ 58,3 milhões, além de Parnamirim, as cidades de São José de Mipibu e Nísia Floresta também serão beneficiadas com esta obra de grande importância para a região metropolitana do estado do Rio Grande do Norte.
Segundo a CBTU, não há investimento na malha que corta a cidade de Parnamirim desde 1984, ou melhor, há 40 anos que não há uma ampliação ou melhoramento da via férrea, quando que já deveria estar em pleno funcionamento a anos, atendendo assim, milhares de usuários da região. Segundo Rogério, o reforço dos deputados federais, Benes Leocádio e General Girão, além do esforço dos deputados Coronel Azevedo e Tomba, também presentes na visita, foram suficientes para dar um empurrãozinho e que toda a população fosse beneficiada com esta obra, pois há anos que a população clama por esta ampliação e modernização. Agora a realidade será obra.
Os moradores de Parnamirim, São José de Mipibu e Nísia Floresta pagam hoje entre 4 e 6 reais com passagens nos transportes rodoviários, mas com a Linha Branca toda concluída e levando os usuários ao seu destino final, os valores pagos nestes transportes em maio de 2021, cairão pela metade em breve, pois custará em torno de 2 reais a tarifa única no VLT.
Os VLTs além de serem mais seguros, todos são climatizados.
Segundo Rogério Marinho, o presidente Jair Bolsonaro incumbiu a ele a forma de medir esforços para transformar essa desigualdade que existe hoje na região nordeste e levar a população a uma nova realidade em nosso país.
Rogério Marinho disse que a conclusão desta obra está prevista para abril de 2022. “Nós vamos fazer todo o possível para que o cronograma seja encurtado. Vamos fazer um esforço muito grande para que boa parte da obra seja concluída até o final deste ano. À medida em que a obra vai sendo concluída por trecho, também vai sendo liberada para que os usuários possam se apropriar e serem beneficiados", destacou.
Após a visita do ministro à Parnamirim, ele seguiu escoltado pelos batedores da capital até chegar na prefeitura de Natal para se encontrar com prefeito Álvaro Dias e partir para a entrega de 224 moradias. O investimento do Governo Federal no Residencial Severino de Souza Marinho, que integra o Programa Casa Verde e Amarela, foi de R$ 13,6 milhões. No total, cerca de 900 pessoas foram beneficiadas com a casa própria.
O Residencial Severino de Souza Marinho faz parte do complexo Village da Prata, que conta com oito empreendimentos, que totalizam 1.792 unidades. Último a ser entregue, o residencial Severino de Souza Marinho é composto por apartamentos de 39 m², divididos em 14 blocos de quatro pavimentos, com quatro unidades por andar. Cada apartamento conta com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.O complexo tem estrutura completa de água, esgoto, energia elétrica, pavimentação, iluminação pública e drenagem, além de quadra poliesportiva, parque infantil e área de lazer e de ginástica.
Na segunda-feira o ministro estará reunido com a FEMURN (Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte), para tratar do abastecimento de água pra dessedentar a sede das pessoas. Há 20 anos uma boa parte do semi-árido do estado são abastecidos com carros pipas, mas em breve num curto tempo, pequenas adutoras, cisternas, desnacionalizadores e poços serão construídos e instalados. Atualmente são mais 50municipios atingidos com a falta d’água, pois a intenção do governo federal é acabar com essa “chaga histórica”, ou melhor, acabar com essa falta de água potável que tanto sofre o povo do Nordeste.
Estiveram presentes na visita, o prefeito de Nísia Floresta Daniel Marinho, deputados estaduais, federais, Blog Du Souto e uma boa parte da imprensa local e do estado.
Fotos: Geilson Souto, Eliane Félix/PMP e
0 Comentários