MCom publicou portaria que autoriza a transmissão nas primeiras cidades convocadas para o Digitaliza Brasil.

A programação de TV da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) estará nas telinhas dos moradores de 97 municípios do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.

 

A transmissão do conteúdo será pelo sinal digital, conforme autorizado em portaria do Ministério das Comunicações publicada nesta quarta-feira (11/8). Com isso, a população terá mais qualidade de som e imagem.

 

As cidades convocadas fazem parte da primeira fase do programa Digitaliza Brasil.

 

De acordo com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, a digitalização do sinal de televisão é fundamental para gerar inclusão digital e social. “Quem não tem internet, não tem TV digital, está distante da sociedade e das inovações tecnológicas. Estamos garantindo que mais brasileiros tenham acesso a ferramentas que permitem o desenvolvimento”, destacou.

 

Digitalização da TV brasileira

Para levar o sinal de TV digital aos brasileiros, o Ministério das Comunicações criou o Digitaliza Brasil. O programa tem como objetivo digitalizar 1.638 municípios, que têm apenas sinal analógico, até 2022. Já foram convocados para aderir ao programa 258 municípios do Ceará, Piauí, Paraíba, Maranhão e Rio Grande do Norte.

 

Os municípios qualificados recebem sem custo a instalação completa da infraestrutura que leva o sinal digital da TV para a população. Adicionalmente, serão instalados dois canais, sendo um para a transmissão de conteúdos da Empresa Brasil de Comunicação e outro para o conteúdo da Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas.


O formulário de adesão é simplificado e está disponível no endereço: gov.br/mcom/digitalizabrasil.
 

Quem não tem internet, não tem TV digital, está distante da sociedade e das inovações tecnológicas. Estamos garantindo que mais brasileiros tenham acesso a ferramentas que permitem o desenvolvimento”. Ministro Fábio Faria 

Ministério das Comunicações