Por Geilson Souto *

Projeto "Se Cuida Parnamirim", uma ação da prefeitura municipal, leva o bem-estar social para seus munícipes em diversas localidades da cidade através da dança com aulas gratuitas pelos professores de dança Ângelo Santos, Ellen Martins e Nildo Ângelo de forma gratuita para a população em diferentes localidades, porém a mais movimentada da cidade fica na avenida Castor Vieira Régis no bairro Cohabinal, de frente ao Parque Aluízio Alves.

O projeto reúne dezenas de pessoas durante toda a semana, entre elas jovens, mulheres, idosos e até crianças participam do movimento.

Todos os dias da semana, em horários distintos, em outros bairros o horário é pela manhã e no entorno do caminhódromo da Cohabinal é sempre as segundas, quartas e sextas-feiras às 18h.  

Os professores estão sempre se revezando no balanço das músicas variadas e para cada movimento necessário.

OBS: Vale salientar que só é permitida a participação do público após passar por um monitor que está medindo a temperatura corporal, o uso de máscara é obrigatório e manter o distanciamento social, pois o espaço entre cada aluna é delimitada.

São inúmeras as mulheres que se dizem beneficiadas por esta ação da prefeitura que vem estimulando o lado esportivo e saudável de cada uma que já saiu da rotina e do sedentarismo que afeta milhões de brasileiras, como as donas de casa que tem suas vidas dedicadas a família e que estavam indispostas para a vida, sem ânimo e sem perspectiva de uma vida melhor, mas agora a realidade é outra, assim temos o exemplo de dona Jussara Lima do Jardim Planalto que no final do ano passado declarou aos professores que havia perdido 16kg através do “Se Cuida Parnamirim”.

O professor Ângelo Santos disse: “Respeitamos sempre a segurança de nossas alunas. Quando alguma está sem máscara, oferecemos. Caso haja insistência, paramos a aula e recomeçamos quando todas estão de máscara”. 

Uma aluna disse: “Eu era bem travada, minhas dores sumiram. Os professores são muito bons e nos incentivam muito a vir, para que não fiquemos em casa paradas. Isso levanta nossa autoestima”. 

O projeto “Se Cuida Parnamirim” continua crescendo em toda a cidade, e a cada dia cresce os adeptos de uma vida mais saudável e feliz. Vale lembrar que há homens que também participam do movimento, pois não há acepções de pessoas, raça, cor ou opção sexual, o espaço está aberto para todos.

OBS: Quero finalizar chamando a atenção do prefeito Rosano Taveira no âmbito do melhoramento nas caixas de som que é utilizada no espaço da Cohabinal, pois o que é utilizado já está bem castigado e desta forma as músicas saem arranhadas, com zumbidos e sem performance, prejudicando os alunos devido a qualidade do mesmo, assim nos informou o professor Ângelo Santos que espera da secretaria de esportes ou até mesmo do executivo municipal por este pleito de grande importância para todos.

Outra coisa que solicitamos do executivo, é que mesmo com o espaço fechado da avenida Castor Vieira Régis nos dias do “Se Cuida Parnamirim”, é necessário que a guarda municipal monitore os adolescentes que utilizam suas bikes, pois os mesmos empinam as mesmas de forma desprotegida e arriscando suas vidas e a dos pedestres que utilizam o calçadão do caminhódromo, haja vista que se por acaso algum cair, pode se machucar drasticamente devido não usarem a proteção devida, como o capacete, sem falar que a velocidade é predominante entre eles, embora uns são conscientes com o que estão fazendo com suas bikes.

Se Cuida Parnamirim!

Fotos: Ascom/PMP